Notícias
Mudanças Climáticas: uma agenda de todos, com todos e por todos.
De acordo com o World Economic Forum, atualmente, metade dos 10 maiores riscos em termos de magnitude e probabilidade de ocorrência estão relacionados a mudanças climáticas e todos os principais riscos de longo prazo, em relação à probabilidade, são ambientais.
Como um Banco com quase 80 anos de história, que tem como propósito criar oportunidades para a realização das pessoas e o desenvolvimento sustentável de empresas e sociedade, entendemos que é nosso dever contribuir para a mitigação dos efeitos decorrentes das mudanças climáticas em nossos negócios e operações, bem como para nossos clientes. Acreditamos no nosso potencial de inspirar e direcionar recursos para atividades e projetos que promovam o desenvolvimento sustentável.
Por essa razão, trouxemos o tema de Mudanças Climáticas para o centro de nossa estratégia, como um dos Pilares da Sustentabilidade, e estabelecemos uma governança robusta, que inclui o acompanhamento por nosso conselho de administração.
Nesse sentido, há mais de 10 anos neutralizamos 100% de nossas emissões diretas (escopos 1 e 2) e, desde 2019, passamos a neutralizar também o carbono indireto emitido por nossas operações próprias (incluindo, por exemplo, o transporte de funcionários ao trabalho, entre outras). Adicionalmente, desde 2020, 100% de nossas operações são abastecidas com energia de fontes renováveis.
Como Instituição Financeira, entendemos a relevância de aprofundar o conhecimento dos setores que financiamos. Participamos de iniciativas junto à ONU, seguimos as recomendações da TCFD e fomos a primeira instituição financeira no país a mensurar e publicar as emissões de CO2 decorrentes dos empréstimos e financiamentos corporativos da nossa carteira, em linha com a metodologia da Partnership for Carbon Accounting Financials (PCAF).
Dando continuidade a essa estratégia, também fomos pioneiros no Brasil a anunciar a ambição de atingir o equilíbrio de emissões de gases de efeito estufa de nosso portfólio de créditos e investimentos, almejando o chamado Net-Zero.
Queremos ser protagonistas dessa transição no Brasil, engajando e apoiando nossos clientes a adaptarem seus negócios, promovendo uma economia mais eficiente, limpa e resiliente às mudanças climáticas.
Octavio de Lazari Junior
Voltar ao topo