Notícias
Dia Mundial do Meio Ambiente completa 50 anos!
Celebrada anualmente desde 5 de junho de 1972, data chama atenção à responsabilidade de cada parte para aceleração da mudança
O Dia Mundial do Meio Ambiente completa 50 anos de celebração anual. Porém, mudanças climáticas, perda da natureza e da biodiversidade, poluição e resíduos ainda compõem o cenário que coloca em risco a sobrevivência humana no planeta.
Em sua chamada para a campanha do Dia Mundial do Meio Ambiente de 2022, a ONU reforça a necessidade de transformação da economia e das sociedades, tornando-as inclusivas, justas e mais conectadas com a natureza, possibilitando a prosperidade de todos. Repetindo o tema da Conferência de Estocolmo em 1972, a campanha #OnlyOneEarth (#UmaSoTerra) destaca a necessidade de “restabelecer o equilíbrio com a natureza por meio de mudanças transformadoras na forma como comemos, vivemos, trabalhamos e nos movimentamos”.
O Bradesco apoia os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e, como instituição financeira, está ciente que seu maior impacto decorre de suas relações de negócios, tanto com clientes quanto com sua cadeia de suprimentos.
Assim, procura engajar seus principais fornecedores via Programa de Responsabilidade Socioambiental na Cadeia de Suprimentos e CDP Supply Chain, promovendo campanhas e encontros anuais focados em sustentabilidade. Também participa dos estudos promovidos pela Febraban e pela UNEP FI, visando à implementação das recomendações da Força-Tarefa para divulgações financeiras relacionadas ao clima (TCFD) e aplica as metodologias da parceria pela contabilização de finanças climáticas (PCAF) para mensuração e publicação de seu impacto.
Em 2021, além de divulgar sua meta para negócios sustentáveis – R$ 250 bilhões até 2025, também aderiu à NetZero Banking Alliance, ratificando seu compromisso com a descarbonização de seus portfólios até 2050.
Mantém ainda o Programa de Gestão da Ecoeficiência Operacional, que está em seu quarto ciclo e que, por meio de seu Plano Diretor, estabelece iniciativas e metas para o período de 5 anos. O objetivo é otimizar a utilização de recursos naturais e reduzir ao mínimo possível o impacto ambiental de suas operações. Isso por meio de maior eficiência energética, instalações sustentáveis, uso de energia somente de fontes renováveis, neutralização de 100% das emissões operacionais, além de água de reuso e coleta seletiva em prédios administrativos.
É válido mencionar sua contribuição direta à preservação de florestas e mananciais por meio de parcerias, como a que mantém há mais de 30 anos com a Fundação SOS Mata Atlântica, contribuindo com o plantio de 34 milhões de mudas (acumulado desde 1989).
Voltar ao topo