Notícias
GFANZ inclui cases do Bradesco em seu relatório de recomendações para a transição climática
Duas soluções recentes do Bradesco foram destacadas como referência, no setor financeiro, de alinhamento de produtos e serviços ao net-zero
A GFANZ (Glasgow Financial Alliance for Net Zero) acaba de divulgar um relatório em que fornece uma série de recomendações e orientações para apoiar as empresas do setor financeiro a desenvolver e implementar planos de transição climática.
Com mais de 500 empresas-membro, a GFANZ é uma aliança global entre instituições financeiras comprometidas com a meta de zero emissões líquidas de carbono - o chamado net-zero – e um fórum para que instituições financeiras discutam, aprofundem e elevem suas ambições rumo a transição para uma economia global de baixo carbono.
O relatório é resultado de um extenso trabalho da aliança em estabelecer padrões comuns e transparência dos dados para que o setor possa traduzir promessas ambiciosas em ação climática e se engajar em uma transição ordenada e com impacto real. Ainda em versão preliminar, sua divulgação é acompanhada por uma consulta pública de seis semanas. Durante esse período, qualquer parte interessada, sejam empresas, governo, técnicos e a sociedade como um todo poderão fornecer feedbacks que serão levados em consideração na divulgação das recomendações e orientações finais prevista para o final de 2022.
O Bradesco, banco pioneiro na adesão ao compromisso net-zero no Brasil, teve duas soluções financeiras recentes destacadas na seção que elenca boas práticas do setor na implementação das recomendações para alinhar produtos e serviços ao net-zero, de forma a alocar e garantir capital para reduções de emissões na economia real. As soluções são resultado de um comprometimento do Bradesco com a agenda climática - que é uma das mais importantes frentes de sua atuação em sustentabilidade. A ideia do banco é atuar em conjunto com as empresas clientes para auxiliar nessa transição, trabalhando com o engajamento e linhas de financiamento.
“Integrar o relatório da GFANZ nos mostra que estamos no caminho certo, engajando e apoiando os clientes na transição para uma economia de baixo carbono”, destaca Marcelo Pasquini, Head de Sustentabilidade do Bradesco.
O relatório está disponível aqui (em inglês).
Voltar ao topo