Cobrança
A Cobrança Bradesco é um serviço desenvolvido com alta tecnologia para atender exclusivamente as necessidades de controle de contas a receber de empresas que operam nos mais variados segmentos do mercado.
Os títulos são registrados no Banco de forma instantânea pelo Bradesco Net Empresa ou, ainda, a partir da recepção do arquivo eletrônico de remessa transmitido pela sua empresa, com processamento on-line e atualização dos dados no mesmo dia, garantindo praticidade e agilidade no seu dia-a-dia.
Há diversas vantagens que o Registro do Título proporciona:
- Manutenção de dados do título após o registro/emissão;
- Possibilidade de utilização da Cobrança com Débito Automático;
- Confirmação de registro e alteração por meio de arquivos eletrônicos a cada hora;
- Opção de bloqueio para recebimento de título vencido;
- Fornecimento de arquivos eletrônicos de retorno com títulos registrados, liquidados, rejeitados, alterados, baixados;
- INFOEMAIL - O pagador correntista Bradesco pode se cadastrar para receber os seus boletos por e-mail;
- INFOCELULAR - O pagador correntista Bradesco pode se cadastrar para receber mensagens de inclusão e agendamento de boletos no celular;
- Registro on-line pelo Bradesco Net Empresa, com opção de impressão ou envio do título por e-mail ao pagador;
- Garantia de entrega/apresentação eletrônica do título para os sacados eletrônicos (pagadores) do DDA - Débito Direto Autorizado;
- Possibilidade de emissão de 2ª via do título e de atualização do boleto por parte dos pagadores (sacados) no site do Banco;
- Gerenciamento completo da Carteira de Cobrança por meio do Bradesco Net Empresa;
- Possibilidade de solicitar o protesto dos títulos vencidos e não pagos.
Boleto emitido, é boleto registrado na hora:
- O registro é feito on-line no próprio portal da empresa quando o pagador emite o boleto
- Não há necessidade de envio de arquivos ou qualquer ação por parte do beneficiário
- Ideal para empresas de comércio eletrônico e para aquelas que oferecem a opção de pagamento por boleto direto do seu portal
- Essa modalidade segue as orientações da nova plataforma de cobrança que entrará em vigor no sistema bancário a partir de 2017
Para mais informações, fale com seu gerente.
A modalidade Cobrança Instantânea é a maneira mais rápida, prática e segura de efetuar a gestão dos recebimentos de sua empresa, pois permite efetuar o registro dos títulos de cobrança de modo on-line, por meio do Bradesco Net Empresa podendo vender, emitir, registrar e receber sua cobrança no mesmo dia. O cliente tem a opção de enviar o boleto por e-mail, registrar títulos vencidos com instrução para protesto e descontar o título no Banco imediatamente após o seu registro (no mesmo dia).
Com a Cobrança Instantânea, o Beneficiário centraliza, em um único ambiente, a geração, emissão e gerenciamento de seus títulos registrados.
Benefícios:
- Contratação e emissão do boleto no mesmo dia
- Envio do boleto por e-mail
- Reapresentação automática, após o vencimento
- Antecipação do boleto no mesmo dia.
Dispensa a emissão de boletos de cobrança, podendo agendar o débito diretamente na conta-corrente ou poupança do sacado, Correntista Bradesco, mediante autorização prévia.
Possibilita ao cedente realizar transferências automáticas de valores de cobrança para outra conta-corrente ou poupança do banco, sem a emissão de cheques ou ordens de pagamento.
Cobrança Registrada desenvolvida especialmente para seguradoras. Nessa operação, o IOF pode ser recolhido pelo Banco.
Ideal para empresas que realizam seu recebimento por meio de parcelas fixas ou variáveis. O Bradesco emite e entrega os carnês no formato padrão ou personalizado.
Portal que possibilita aos clientes enviarem e validarem eletronicamente suas notas fiscais com a Secretaria da Fazenda – SEFAZ de seu Estado.
A solução integra o processo de emissão das notas fiscais à geração de boletos de Cobrança Bradesco, proporcionando em um único ambiente todo o ciclo de faturamento da empresa, emissão do Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica – DANFE, controle das notas fiscais, até o envio de boletos pelo Débito Direto Autorizado – DDA, por e-mail ou de forma convencional.
Público-alvo: todas as empresas obrigadas a se adequarem ao processo de Nota Fiscal Eletrônica em substituição à nota fiscal de circulação de mercadorias – Modelos 1 ou 1A.
Como funciona: após a emissão da Nota Fiscal Eletrônica, o cliente tem a opção de enviar de imediato, por e-mail, o boleto ao sacado/comprador ou, ainda, receber os boletos juntamente com a emissão da NF-e antes da recepção da mercadoria. O portal possibilita integrar a emissão da nota fiscal ao instrumento de recebimento do cliente, no caso, do boleto de cobrança.
Benefícios ao cedente/vendedor:
- Redução de custos com papel, impressão, envio e armazenagem de documentos fiscais
- Simplificação de obrigações acessórias, como dispensa de AIDF – Autorização para Impressão de Documentos Fiscais Eletrônicos
- Redução de tempo de parada dos caminhões em postos fiscais
- Redução com postagens e de tempo de parada de caminhões em postos fiscais
- Incentivo ao uso de relacionamentos eletrônicos com clientes (B2B)
- Segurança da informação e dos processos
Benefícios ao sacado/comprador:
- Opção de receber os boletos juntamente com a emissão da NF-e antes da recepção do DANFE – Documento Auxiliar de Nota Fiscal Eletrônica e da mercadoria
- Eliminação de digitação de notas fiscais na recepção de mercadorias
- Planejamento de logística para a entrega pela recepção antecipada da informação da NF-e
- Redução de erros de escrituração devido à digitação de notas fiscais
- Incentivo ao uso de relacionamentos eletrônicos com fornecedores(B2B)
Requisitos técnicos
Para utilizar o portal Cobrança Integrada com Nota Fiscal Eletrônica é necessário:
- Certificado Dgital no padrão ICP-Brasil
- Acesso à internet
- Credenciamento na Secretaria da Fazenda – SEFAZ de seu Estado
Cadastro: acesse o link Cobrança Integrada com Nota Fiscal Eletrônica e siga as instruções para preencher o Contrato de Prestação de Serviço. Se preferir, digite www.nfebradesco.com.br.
Dúvidas Frequentes
1. Quais os tipos de documentos fiscais em papel que a Nota Fiscal Eletrônica substitui?
Atualmente, a legislação nacional permite que a NF-e substitua apenas a nota fiscal modelo 1 ou 1A, utilizada para documentar transações comerciais com mercadorias entre pessoas jurídicas. Não se destina a substituir a nota fiscal ao consumidor (modelo 2) ou o Cupom Fiscal. Os documentos que não foram substituídos pela NF-e devem continuar a ser emitidos de acordo com a legislação em vigor.
2. O destinatário da mercadoria poderá exigir e receber a nota fiscal em papel modelo 1 ou 1A ao invés da Nota Fiscal Eletrônica?
Não. Esta exigência não poderá ser feita pelos destinatários. Nos casos em que o emitente é obrigado a usar a NF-e, a obrigatoriedade de emissão de NF-e aplica-se a todas as operações praticadas em todos os estabelecimentos, sendo vedada a emissão de nota fiscal modelo 1 ou 1-A.
3. Para quais tipos de operações a NF-e pode ser utilizada?
NF-e substitui a nota fiscal modelos 1 e 1-A em todas as hipóteses previstas na legislação em que estes documentos possam ser utilizados. Isso inclui, por exemplo, a nota fiscal de entrada, operações de importação, operações de exportação, operações interestaduais ou, ainda, operações de simples remessa.
Novas Regras para Cobrança Bancária
O Banco Central do Brasil, por meio das Circulares nº 3.598, de 06/06/2012, e 3.656, de 02/04/2013, instituiu novas regras para a emissão dos boletos, conforme a seguir:
- Alteração das nomenclaturas de “sacado” para “pagador” e de “cedente” para “beneficiário”;
- Necessidade de informar no boleto o nome, o endereço completo e o número do CPF ou do CNPJ do beneficiário e do sacador avalista, quando houver;
- Inserir a data de vencimento no boleto, no formato DD/MM/AAAA, sendo proibida a emissão do boleto de cobrança com o preenchimento desse campo com as denominações “à vista” e “contra-apresentação”.
- Informar no boleto o valor do pagamento e as condições de desconto que estejam eventualmente previstas, em caso de pagamento antecipado.
- Alertamos também quanto à necessidade de inclusão das informações do CPF/CNPJ do pagador, quando da emissão dos boletos e do envio do arquivo-remessa, para registro no Banco.
- Foi instituída, ainda, a modalidade de Boleto de Proposta, para a oferta de produtos e serviços ou convite para associações.
- Para emitir esse tipo de boleto, o beneficiário deve obter previamente a autorização do pagador e obedecer ao layout específico. Para conhecer a convenção completa, clique no link abaixo.
Negativação de devedor da Cobrança Bradesco na Serasa
A Negativação de devedores na Serasa é mais uma novidade e facilidade que o banco disponibiliza para sua empresa. O serviço facilita a recuperação de boletos inadimplentes registrados na Cobrança Bradesco.
Com o convênio firmado entre Bradesco e Serasa, você pode negativar seus devedores utilizando o registro na Cobrança Bradesco por meio de layout próprio ou do aplicativo OBB Plus. E mais: pelo mesmo fluxo, sua empresa pode solicitar exclusões sempre que precisar.
Benefícios:
- Praticidade no registro do título com o agendamento da negativação para a data indicada pelo cliente
- Facilidade ao pagador em realizar o pagamento do título negativado na rede bancária, mediante atualização do mesmo (2ª via no site do Bradesco)
- Comodidade: após pagamento, o banco solicita automaticamente a exclusão da negativação na Serasa.
- Contratação e operacionalização do serviço sem burocracia
- Para mais detalhes, fale com seu Gerente de Relacionamento.
Para mais detalhes, fale com seu Gerente de Relacionamento.
Sua empresa ainda conta com agilidade, segurança e ampla cobertura em pontos de atendimento para recebimento da cobrança.
- Grande rede de atendimento no país por meio de nossas agências, do Bradesco Expresso e diversos canais eletrônicos
- Emissão e postagem de boletos pelo banco em formato padrão ou personalizado e/ou em meio eletrônico – e-mail e DDA
- Arquivo eletrônico de hora em hora, no mesmo dia da liquidação, para pagamentos efetuados na rede Bradesco
- Crédito On-line: pagamentos em espécie disponíveis instantaneamente para compor o seu fluxo de caixa
- 2ª via de boleto de cobrança registrada pela internet, inclusive com atualização de juros e multas caso esteja vencido. Protesto automatizado
- Gerenciamento da carteira e troca de arquivos pelo Bradesco Net Empresa
- Software gratuito para controle de registro, baixa de títulos e emissão de boletos – OBB Plus