Ace - Adiantamento sobre cambiais entregues
O Adiantamento sobre Cambiais Entregues (ACE) é um adiantamento, total ou parcial, de recursos em moeda nacional de uma exportação/prestação de serviços, porém com a diferença de que o adiantamento só é feito após o embarque das mercadorias para o exterior ou com a conclusão dos serviços.
A vantagem é que os custos são inferiores aos praticados no mercado nacional. A liberação dos recursos em moeda nacional ocorre imediatamente depois da apresentação dos documentos ao banco.
É necessário apresentar o conhecimento de embarque ou fatura de serviço, já que se trata de um adiantamento com base em mercadoria embarcada ou serviço já prestado. Caso sua empresa tenha tomado o financiamento na fase ACC, não será necessário o fechamento de um novo contrato de câmbio, será feita apenas a alteração da condição de ACC para ACE.
-
Exportador de mercadoria ou prestador de serviço de qualquer natureza, inclusive as trading companies.
-
Até 100% do valor da mercadoria a ser exportada ou da prestação do serviço a ser feito no exterior.
-
Máximo de 390 dias, contados da data do conhecimento de embarque ou da fatura de prestação do serviço, sendo 360 dias para a cambial e/ou saque e 30 dias de trânsito.
-
Crédito aprovado previamente à concessão do adiantamento.
-
Juros por atraso, caso a operação não seja liquidada no vencimento. Cancelamento ou baixa da operação quando da não entrega da moeda estrangeira. Incidência de tributos como IOF e Imposto de Renda e de variação cambial.
-
O embarque da mercadoria ou prestação do serviço deve ser comprovado com a documentação pertinente. No vencimento, a empresa deve apresentar o valor, em moeda estrangeira, do produto da exportação/prestação do serviço para liquidação da operação. Também é necessário manter saldo na conta-corrente para pagamento de juros e tarifas e entregar ao Bradesco os recebimentos do exterior referentes aos embarques realizados para liquidação do principal.
-
Incidem juros e tarifas que são negociadas previamente entre o banco e a empresa, de acordo com características específicas da modalidade.
-
Negociadas por ocasião da consulta/aprovação do crédito
-
Penalidades
A não liquidação nos vencimentos aprazados acarretará juros de mora que são negociados previamente com o cliente. Caso a operação não seja realizada nos prazos estabelecidos, ocorre a descaracterização do adiantamento e consequente incidência de IOF - Imposto sobre operações Financeiras. Caso a operação seja cancelada ou baixada, ocorre a diferença de taxa bem como a incidência de encargos financeiros.